Existem 5 revelações em Mateus 16:13 a 28 que precisamos conhecer afim de vivermos a Vida abundante que Deus tem para nós, conforme a promessa de João 10:10.
Nesta linha, precisamos considerar o que significa a palavra Revelação, o dicionário em português nos sugere: Ato ou efeito de REVELAR: inspiração divina para se conhecerem certas coisas.
Revelar, por sua vez, tem o seguinte significado:
1. tirar o véu a;
2. fazer conhecer o que era secreto ou ignorado; descobrir;
3. fazer aparecer a imagem fotográfica no negativo ou no positivo.
Na teologia existem 2 tipos de Revelação: a Geral e a Específica:
a) Revelação Geral de Deus: Como Deus se mostra na natureza – vide o Salmo 19 (por exemplo)
b) Revelação Especial de Deus: Como Deus escolhe se mostrar para o Ser Humano, sendo a Bíblia a mais completa e está fechada.
Precisamos, porém, conhecer a revelação especial de Deus, por meio da Bíblia examinando o que nela contém para que vejamos as coisas da perspectiva de Deus, e assim as praticarmos e também anunciarmos.
Alguns estudiosos usam o termo Iluminação para diferenciar entre Revelação Especial da Bíblia e como entendê-la. Gosto da palavra Revelação, ela é mais apropriada e mais bíblica, esta palavra indica a necessidade que temos do Espirito de Santo de nos ensinar a palavra de Deus (I João 2:27-28), na primeira vez que o termo é mencionado na Bíblia, podemos vê-lo no texto de Êxodo 27:21, isso nos leva a entender que as verdades de Deus estão atrás de um véu e só Ele pode descortinar o que deseja que saibamos, Veja I Cor 1:18 a 31 - como Deus trará sua revelação, 'coisas loucas deste mundo confundindo as sábias'
No texto, temos o seguinte pano de fundo:
a. 2º ou 3º ano de Ministério de Jesus
b. Ano da Oposição
c. Jesus já havia feito grandes coisas
d. Os discípulos já haviam visto grandes coisas (Treinamento)
e. Uso de perguntas – Método Socrático
f. Lugar retirado – Norte de Israel
g. Cesaréia de Filipe, Lição importante: Precisamos de local próprio para buscarmos mais revelação de Deus – Nossa Cesaréia de Filipe, está no nosso interior, está numa busca diligente por Deus; ela independe de circunstâncias (sejam elas favoráveis ou não); ela não dependendo da minha experiência passada, mas sim da minha necessidade atual por mudanças, insatisfações pessoais/espirituais; por mais de Deus.
Quais são as 5 revelações que preciso ter meus olhos abertos?
1ª Quem é Deus? ... vs.16
“A maior revelação em todo o universo é o Pai revelando o Filho. Sem a revelação do Pai ninguém pode conhecer o Filho. Podemos ter um conhecimento mental ou um conhecimento Bíblico, e ainda assim não conhecermos realmente o Filho até que o Pai O revele em nós. É o prazer do Pai revelar Seu Filho em nós. Esta é a grande revelação. E esta revelação é tão grande que irá continuar por toda a eternidade. Não pense que porque você conhece Jesus como Seu Salvador, portando você O conhece, O conhece plenamente. De jeito nenhum! Apenas começamos a conhece-Lo. Há tanto Nele; Ele é infinito. O conhecimento do Filho é infinito. Hoje, estamos começando a conhece-Lo, e na eternidade continuaremos a conhece-Lo. Esta é a sensação de ser um cristão. Não há fim para isso.” – Stephen Kaung
2ª O que é a Igreja? ... vs.18
“Sem a primeira revelação não podemos ter a segunda revelação. Sem Cristo, não há igreja. Vocês não podem ter a igreja sem Cristo. Vocês não podem fazer a igreja maior do que Cristo. Sem Cristo, não há igreja. Vocês precisam conhece-Lo. Quanto mais vocês O conhecem, mais conhecem a igreja. A igreja é uma revelação do Filho a nós, uma grande revelação. Não pensem que podemos conhecer a igreja por nós mesmos. Alguns dizem: “Eu fui criado na igreja”. O que você quer dizer com isso? Outros dizem: “Vou à igreja todos os domingos”. O que você quer dizer com isso?” Stephen Kaung
Tabernáculo x Igreja: Tabernáculo um modelo mostrado por Deus a Moisés; e a Igreja? É diferente? Qual o modelo, o padrão ?
Eu EDIFICAREI a minha IGREJA – Há um PADRÃO de Deus para esta edificação, há uma planta, e somente ELE a conhece (como conhecia o Tabernáculo no deserto), logo se quisermos cooperar com a Edificação da Igreja precisamos perguntar / orar / buscar a Deus, buscar o Filho – Para que ELE a revele!
“A igreja. É do céu, é celestial na natureza, mas toca a terra. Ela alcança a todo o impuro, e graças a Deus, nós somos os impuros mas purificados pelo precioso sangue do Cordeiro.”
“O que é o padrão da igreja? O padrão da igreja é o Cristo vivo. Cristo como revelado nos quatro evangelhos. Ele é o padrão, e a igreja é edificada de acordo com Ele. Ela não é técnica, ela é viva, orgânica, mudando de glória em glória, se transformando, se conformando a imagem de Cristo. Esse é o padrão da igreja.”
Ef 2:10 – Somos feitura Sua.... A igreja necessita de um padrão de membro, que um tipo próprio de PEDRA - que só pode ser talhada pela 3ª e 4ª revelação:
3ª O que é a Cruz de Cristo? ... vs. 21 a 23
“A morte de nosso Senhor Jesus na cruz foi a morte mais dolorosa, não apenas fisicamente, mas também mentalmente e espiritualmente. Nosso Senhor até mesmo gritou: “Meu Deus, Meu Deus, porque Me desamparaste?” A Bíblia diz que quando a lança entrou em Seu lado, saíram sangue e água. Esta foi a ultima gota de sangue do Seu coração. Nos é dito que quando o coração está quebrado, o sangue começa a se desintegrar, por isso sai como sangue e água.” Stephen Kaung
“O Pai O moeu (Isaías 53) e do Seu lado, tomou algo – sangue para a remissão de nossos pecados, água que é Sua vida derramada por nós. Este é material para a edificação da igreja.”
Romanos 6:6 “sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.”
4ª O que é a minha Cruz? ... vs. 24 a 26
Minhas escolhas pelo Senhor que expressem Seu PADRÃO e Seu propósito. Isso é a nossa Cruz do dia a dia (Lc 9:23) – dependemos dEle para expressarmos Sua vontade em nós (Rom 12:1 e 2)
5ª O que é o Reino de Deus? ...vs. 27 e 28
O Reino de Deus é o domínio de Deus, porém traz o Seu padrão, a Igreja está dentro do domínio do Reino de Deus, e deve expressar o Seu padrão, O Reino começa dentro de nós (Lucas 17:20-21) ) e se expande de tal forma que pode ser visto e manifestado na igreja e As porta do Inferno não prevalecem contra Ela. O Reino de Deus será totalmente manifestado na volta de Jesus. (vs. 27 e 28)
Conclusão:
Receber do Espírito Santo graça para conhecer e reter estas 5 revelações, transformará a nossa vida, de sua família, da igreja e consequentemente da sociedade em nossa volta.
Busque ao Senhor com intensidade, busque sozinho (Leia a Bíblia, buscando conhecê-Lo em cada leitura; Ore, procurando ouvi-Lo, Adore ao Senhor – por que Ele procura Adoradores que o Adorem em Espírito e em Verdade)
Busque coletivamente: participe da igreja, de sua comunidade cristã, traga seus pães e peixes, mas deixe o Senhor multiplicar, SIRVA ao SENHOR com intensidade, creia que ELE é quem te retribuirá, faça tudo por ELE.
Mateus 6:33 - “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Autor: Nelson Cardoso de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário