Palavras de Vida Eterna


sábado, 20 de julho de 2019

O que Você, tem Feito pelo Senhor Jesus?

“... ela praticou uma boa ação para comigo”.

“É indispensável trazer na mente nestes dias altamente ocupados e de atividades sem descanso, que Deus olha para tudo a partir de um único ponto de vista, avalia tudo por uma única regra, prova tudo por um único critério, e este critério, que governa Seu ponto de vista é Cristo. Ele valoriza as coisas segundo mais próximas elas podem estar conectadas com o Filho do Seu Amor, e nada além. Tudo é feito para Cristo, tudo que é feito por Ele é precioso para Deus. Tudo mais é sem valor. Muito serviço pode ser realizado e uma grande porção de louvor pode ser oferecida através de lábios humanos, mas quando Deus o analisa, Ele irá buscar somente uma coisa e é medindo o quanto este serviço está conectado a Cristo. Sua grande questão será: este serviço foi realizado em e para o Nome de Jesus?” “Se for, ele foi aprovado e recompensado; se não, será rejeitado e queimado.” (trecho do artigo “Um Vaso de Alabastro” de CH Mackintosh) – tão antigo como atual – este artigo pode ser lido na integra no site Preciosa Semente.

Charles Henry Mackintosh (1820-1896)

Introdução:
Imaginemos o contexto desta passagem: estamos a alguns dias da morte de Jesus, é o momento dELE entregar a Sua vida, os inimigos de Jesus já não o toleram mais, Satanás está inflamando os seus corações e de Judas, e preparando com extremo cuidado seus planos para que Jesus não escape e que seja enfim derrotado.

Jesus por sua vez deseja cumprir a vontade do Pai, sendo obediente até a morte, e morte de Cruz, não há saída a Vida e a Morte se encontrará no Calvário, o Grão de Trigo morrerá, porém o resultado será o nascimento de algo, de alguém que destruirá o próprio inferno, A Igreja, o Corpo de Cristo na Terra, será o resultado de sua entrega total, o fruto da morte do grão de trigo, o 'está Consumado' será o grito ETERNO de vitória sobre a MORTE e o sobre o INFERNO.

Mas no meio deste contexto uma cena salta na escritura sagrada:

Jesus está assentado à mesa, na casa de Simão, o leproso. Talvez ele estivesse pensando em todas estas coisas mencionadas acima, talvez estivesse introspectivo/reflexivo.

Jesus, como de costume, estava sempre rodeado de pessoas necessitadas, de outras gratas a Ele, dos discípulos e outros tantos.

Uma mulher, porém, traz um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, caríssimo, entra na casa e vai até Jesus  quebra o vaso e derrama o unguento sobre na cabeça de Jesus;

Jesus não disse nada para ELA, apenas recebeu sua oferta.

A atitude desta mulher foi tão marcante que Jesus a honrou dizendo que por onde for pregado o evangelho, o que Ela fez seria contato para sua memória. Uma menção que persistirá por toda a eternidade.

Existem aqui algumas atitudes fundamentais que esta Mulher demonstrou que mostram o que é SER a Igreja de Jesus e que precisamos aprender para que o Senhor também possa eternizar a nossa obra, como fez com pessoas como Charles Wesley, Lutero, Charles Finney, George Mulher, Hudson Taylor, e outros.

1ª Atitude: A Mulher não se importou com o custo do seu Vaso de Alabastro
Ela simplesmente pegou aquele vaso, caríssimo, que seria usado para o seu casamento, talvez a sua única riqueza, e quebrou e ungiu Jesus;
Esta sempre tem que ser a nossa primeira atitude, não contabilizar a nossa ação para com o Senhor, fazermos para ELE, e se é para ELE nada será tão caro que não possamos pagar;
Como Davi, que comprou a terra para ali ofertar/sacrificar ao Senhor, pois ele decidiu que não daria algo ao Senhor que não lhe custasse nada. (2 Sm 24.24)
O que Deus tem pedido a você?
O que você tem sido tocado pelo Espirito Santo a dar para Jesus?
Como você tem respondido?


2ª Atitude: A Mulher não se importou com os outros
Esta mulher queria fazer o Seu melhor para Jesus, ela simplesmente pegou o vaso em sua casa e resolutamente foi em direção onde Jesus estava, não se preocupou com os comentários legalistas de quem não fez nada pelo Senhor, apenas criticaram sua disposição, seu amor, sua dedicação, ELA NÃO se IMPORTOU - SEU foco era Jesus Cristo e só ELE! Ela sequer perguntou para Jesus se Ele queria, pois ela sabia que o Senhor nunca rejeita quando nós derramamos o nosso melhor diante dELE.
O Senhor Jesus não rejeita a sua oferta quando ela é uma oferta de AMOR, quando você não é mesquinho e dá o seu tempo, os seus ouvidos para as pessoas, seus recursos para os que necessitam.
Você não precisa perguntar você não sente timidez, você percebe o que deve ser feito e faz.


3ª Atitude: A Mulher preferiu ouvir ao Senhor do que as pessoas ao seu redor
Quantas vezes tomamos uma decisão sincera de servir o Senhor, de fazer algo por Ele, fazer aquilo que o Espírito Santo colocou em nosso coração, sentimos a sua aprovação, mas logo paramos para ouvir conselhos que não nos estimulam a seguir o nosso sentimento espiritual, medimos o nosso esforço, erramos e deixamos as oportunidades passarem
Precisamos fazer aquilo que mostra o nosso amor por Jesus.
E o alvo de Jesus é um só: PESSOAS - Precisamos ajudar pessoas! E sempre que nos dispormos em ajudar, haverá aqueles que dirão: Cuidado, Não é bem assim, etc.
Ouça a Deus, ouça o Espírito Santo, ouça a Jesus primeiro - Conselhos devem ser buscados e seguidos, mas quando eles reforçam a paz que nosso coração aponta, aquela paz que só Cristo dá!


4ª Atitude: Ela Fez o máximo que pôde
Irmãos, nós fazemos o que podemos, e isso é sempre pouco para o Senhor, mas às vezes nos custa muito. Mas quando vencemos a nossa timidez, deixamos de nos importar com os outros, ouvimos o Senhor, e paramos de calcular o valor das coisas.
O Senhor toma esta ação/atitude e nos honra e o resultado é glória para Ele. E aprendizado para nós.
Então vamos ouvi-lo dizer: 'Ela/Ele praticou boa obra para comigo'


Conclusão:
Gostaria de terminar sugerindo uma leitura da Bíblia, refletindo sobre como o Senhor quer que pratiquemos boas obras para Ele: Mateus 25:31-40.

É tempo de se levantar e AMAR incondicionalmente a TODOS, os de dentro, os irmãos de outras igrejas, e as pessoas de fora da nossa comunidade;
É tempo de fazermos mais do que temos feito, não porque temos vontade ou por termos que obedecer apenas, não, mas porque AMAMOS o Nosso Senhor e sabemos que o resultado do Amor dELE em nós é nosso AMOR pelo nosso vizinho, amigo, colega, irmãos.
É tempo de parar de contabilizar a nossa perda, paremos de ouvir as palavras de desânimo, paremos de tampar os nossos ouvidos para o Senhor, paremos de dizer que o que podemos fazer é insuficiente.
É tempo de FAZER! É tempo de AGIR! É tempo de AMAR!

Texto Base: Mc 14.1-11/Mt 26.6-13

Autor: Nelson Cardoso de Carvalho

Um comentário:

  1. Glorias a Deus por este artigo....muito bom , abre os nossos olhos sobre muitos aspectos!

    ResponderExcluir

ARTIGOS MAIS LIDOS DA SEMANA