Palavras de Vida Eterna


sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Morte e Ressurreição em Todas as Coisas

As Escrituras foram escritas por diferentes homens, todos inspirados pelo Espírito Santo. Portanto, existem estilos diferentes para cada livro, mas sempre com o mesmo tema subjacente. Eles abordam diferentes situações históricas em suas gerações, mas todos apontam para o mesmo plano eterno.

A figura central de todas as Escrituras, de Gênesis a Apocalipse, é Yeshua (Jesus), o filho de Deus e o filho de Davi (Romanos 1.3-4). Yeshua é revelado na Lei e nos Profetas como o Anjo YHVH, e nos evangelhos como o Messias.

O evento central das Escrituras é a morte e ressurreição de Yeshua. Esse evento é prenunciado na Lei e nos Profetas, e acontece de fato nos evangelhos. A morte e a ressurreição de Yeshua foram planejadas e predestinadas antes da criação do mundo (Apocalipse 13.8; 1 Pedro 1.20).

Tudo na natureza e na história reflete o tema de morte e ressurreição.

Astronomia - O ciclo da lua dura um mês, no qual a lua parece morrer e voltar à vida. A palavra hebraica para lua (chodesh) é a mesma raiz que a palavra para novo (chadash). O sol se põe todos os dias; o céu escurece e volta a clarear todas as manhãs.

Agricultura - Toda a vida vegetal cresce quando uma semente cai no chão e morre; então volta à vida para dar mais frutos. Toda a natureza sofre agora, mas será libertada e restaurada no reino de Deus (Romanos 8.19-22). O alimento que comemos, quando é um produto animal, exige que um animal vivo tenha que sacrificar sua vida para que possamos continuar a viver (Gênesis 3.21).

Artes - Nos filmes, literatura, pintura e todas as artes criativas, encontramos o tema do herói disposto a desistir de sua vida para salvar o inocente e, em seguida, fazer uma emocionante reviravolta. O artista judeu Marc Chagall fez uma série de pinturas comparando a crucificação com o Holocausto. A série de esculturas de Rick Wienecke, “A Fonte das Lágrimas”, descreve a mesma comparação (www.castingseeds.com). Até a série de bruxaria, do Harry Potter, tem o herói sacrificando sua vida para salvar seus amigos na Cruz do Rei e depois sendo ressuscitado dos mortos.

Corpo físico - Deus projetou nosso corpo para deitar em meio a escuridão sem se mover por várias horas todas as noites e depois se levantar novamente ao amanhecer, como se voltasse à vida. A primeira oração de judeus religiosos todas as manhãs compara o ato de acordar com a ressurreição.

Vida Espiritual - Todo cristão nascido de novo sabe que a fonte de seu novo nascimento e vida espiritual é identificar-se com a crucificação de Yeshua (Gálatas 2.20). Na imersão em água, a cerimônia simboliza ser enterrado e ressuscitado (Romanos 6.4). Nosso ministério ao Senhor geralmente experimenta o que é chamado de “morte e renascimento de uma visão”.

Sacerdócio Levítico - Os sacerdotes no templo ofereciam todos os dias sacrifícios de animais nos quais o animal é um símbolo do Messias morrendo como expiação por nossos pecados e depois ressuscitando dentre os mortos (Levítico 16).

A História de Israel - A nação de Israel passa por destruição, exílio, reajuntamento e restauração - tanto na história bíblica quanto na moderna. O exílio do povo judeu é comparado a uma experiência de morte (Lamentações) e à restauração da nação por meio da ressurreição (Ezequiel 37).

O paralelo da crucificação e ressurreição de Yeshua com a destruição e restauração de Israel é a chave para entender os mistérios do reino de Deus. O padrão de morte e renovação na natureza nos ajuda a entender a criação de Deus.

Muitos dos heróis das Escrituras passaram por experiências de morte e ressurreição. Isaque foi amarrado em um altar e realmente oferecido como sacrifício por seu pai. José foi simbolicamente morto por seus irmãos, jogado em um poço e depois em um calabouço e, eventualmente, ascendeu para governar a nação. Sansão passou por uma experiência de crucificação. Daniel foi jogado na cova dos leões e voltou na manhã seguinte. Jonas praticamente morreu na barriga do peixe e depois voltou à vida.

Morte e ressurreição é um tema consistente em toda a Lei, Profetas e Novo Testamento, e nos ajuda a entender o plano das Escrituras do começo ao fim.

Autor: Asher Intrater
Ministério Revive Israel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGOS MAIS LIDOS DA SEMANA